free web generator software download

Percepção de Risco

PERCEPÇÃO DE RISCO

 
A identificação do perigo e risco a que está exposto o trabalhador é a primeira atitude a ser tomada dentro do processo de gerenciamento de risco. Em seguida, há que se quantificar, ou seja, medir a intensidade da exposição.
A percepção de risco é justamente a capacidade da pessoa de reconhecer as situações ou condições que a expõem em risco no ambiente de trabalho, bem como identificar a freqüência na qual está exposta ao perigo determinado pelo risco e quantificar a intensidade dessa exposição.

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS RISCOS
Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais, manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, situações de deficiência ergonômica ou riscos de acidentes, podem comprometer a saúde do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou a morte, além de prejuízos de ordem legal e patrimonial para a empresa.
Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindível a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores.
Muitas vezes, o trabalhador se expõe ao risco por desconhecer os perigos aos quais está exposto. Sem esta informação (que em Análise do Comportamento recebe o nome de “estímulo discriminativo”), dificilmente ele reconhecerá os riscos da tarefa e, assim, a probabilidade de se expor ao perigo fica aumentada e, por conseqüência, seu comportamento inseguro. Quando o trabalhador não percebe o risco é justamente quando mais se expõe aos perigos (desvios/incidentes), aumentando o risco de sua atividade e, como conseqüência, ocorrem acidentes.



Quem conhece os riscos e sabe como agir pode diminuir muito sua vulnerabilidade e ainda ajudar o outro a se proteger.

AVALIAÇÃO DE RISCOS
É o processo de estimar a magnitude dos riscos existentes no ambiente e decidir se um risco é ou não tolerável.



FORMAS DE AVALIAR OS RISCOS
Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades básicas de avaliação. 
A avaliação qualitativa, conhecida como preliminar, e a avaliação quantitativa, para medir, comparar e estabelecer medidas de eliminação, neutralização ou controle dos riscos.
Na avaliação qualitativa, utiliza-se apenas a sensibilidade do avaliador para identificar o risco existente no local de trabalho.

Perceber os riscos pelos sensores biológicos, nem sempre é fácil, mas é uma habilidade que todos podem e precisam desenvolver, pois percepção de risco é conhecimento, assim como é responsabilidade, e pode ser treinada, o que cabe a nós TST fazermos.

E como percepção é treino, aqui segue uma figura para treinar a percepção e identificar os riscos encontrados no ambiente.



INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE RISCO
Diferentes fatores influenciam na percepção de risco: objetivos, como por exemplo, tempo de experiência (especialistas e leigos percebem o risco de modo diferente) e subjetivos, como a aceitabilidade do risco, pois a pessoa pode percebê-lo mas não acreditar e, assim, a exposição ao perigo ocorrerá do mesmo modo, ou pior, do que quando não sentido o risco.

Por isso o trabalho de conscientização do risco, feito pela gerência de segurança é muito importante e tão indispensável como o de identificá-lo.

TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE RISCO
Como já informado, o objetivo da percepção de risco é identificar e analisar os riscos existentes no ambiente de trabalho. 
Para tal são usadas técnicas específicas, tais como:
-->Mapa de Risco do local de trabalho
-->APR
-->Observação planejada do trabalho
-->Análise da árvore de falhas/causas

COMPARTILHE!

PROTEC

O Grupo Protec é uma empresa especializada nas áreas de Consultoria, Treinamentos de Segurança, Engenharia de Segurança, Higiene Ocupacional e Serviços Especializados em Altura. Fundada no ano de 2007, apresenta um novo conceito em prestação de serviços, com soluções que irão suprir as necessidades de sua empresa, atuando nos mais diversos segmentos da indústria e do comércio, atendendo as Normas Brasileiras e dos Órgãos Regulamentadores do setor.

Possui estruturas amplas e confortáveis para a realização de seus treinamentos, os mais sofisticados equipamentos de medição e análises ambientais, promovendo a prevenção e assim a qualidade de vida. Oferece também soluções técnicas para realização de diversos serviços especializados em altura de forma ágil e segura, contando sempre com uma equipe dinâmica de profissionais altamente qualificados.

Missão
Disponibilizar continuamente, com qualidade e profissionalismo, serviços inovadores e acessíveis, que promovam a saúde e bem-estar de seus clientes.
Visão
Ser referência em consultoria, saúde e segurança do trabalho com qualidade e compromisso.
Valores
Ética, transparência, agilidade, tecnologia e dedicação na prestação de serviços e parcerias.

CONTATO E ORÇAMENTO